Maca Peruana – Como Tomar, Benefícios, Precauções e Riscos

A maca peruana também conhecida como ginseng peruano, é uma planta da montanha andina, que cresce entre 3.300 e 4.500 metros de altitude. Desenvolve-se lentamente, decore com umas pequenas flores cinzentas e suporta muito bem o frio. Sua raiz é a parte que possui as propriedades benéficas, e a seca se pode manter até sete anos.

Maca Peruna

Como Tomar?

A maca peruana pode ser consumida seca ou fresca. Uma das maneiras de cozinhar a raiz fresca é assada no forno.

Quando se usa a planta seca, pode consumir em leite ou água. Também é possível elaborar uma bebida de sabor adocicado denominada “Maca Chicha”, assim como um pudim e doce.

Propriedades da maca peruana

  • Proporciona vitalidade e energia.
  • Aumenta a fertilidade.
  • Regula os ciclos menstruais.
  • Fortalece os ossos.
  • Ajuda em situações de estresse.
  • Aumenta o rendimento muscular.
  • Reforça o sistema imunitário.
  • Estimula a libido.
  • Equilibra o colesterol.
  • Melhora a atividade mental.
  • Favorece a saúde da pele.
  • Equilibra a função da glândula tireoide.
  • Diminui as dores da menstruação.

É indicada para:

  • Os desportistas.
  • As pessoas que querem aumentar seu desempenho intelectual.
  • As mulheres com ciclos menstruais irregulares.
  • Aqueles que sofrem de fadiga crônica.
  • As pessoas que sofrem de hiper ou hipotireoidismo.
  • Aqueles que sofrem de esgotamento físico ou mental.

Dosagem da maca peruana

Esta planta é geralmente comercializado em cápsulas e em pó. A dose recomendada é de 1.500 mg diários, divididos em três tomadas antes de cada refeição.

Composição da maca

  • Alcalóides: Fortalecem a saúde de testículos, ovários, tireoide e pâncreas.
  • Esteróis: Regulam o sistema hormonal.
  • Minerais: Cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, silício, sódio, cobre, manganês e zinco.
  • Vitaminas: Especialmente a vitamina C, a E e do complexo B.
  • Ácidos graxos: ômega 3 e Ômega 6.
  • Carboidratos: Fornecedores de energia para o organismo.
  • Fibra: Favorece a saúde do intestino.
  • Os Aminoácidos Valina, lisina, treonina, arginina, glicina e tirosina, entre outros.

Precauções ao tomar maca

Coexistir, as mulheres grávidas ou que sofrem de endometriose devem consultar com seu médico antes de consumir maca.

Aqueles que sofrem de hiper ou hipotireoidismo, ainda que a maca é benéfica, é conveniente que pergunte a seu médico a conveniência de tomá-la.

A maca peruana tem grandes benefícios para a saúde, mas não é boa para todos. De acordo com especialistas, este produto dos andes peruanos, é um estimulante com alto teor de carboidratos, mas por seus nutrientes particulares deve-se ter cuidado com as pessoas com síndrome metabólica, como por exemplo aquelas com hipertensão arterial, com altos níveis de glicose, triglicérides elevados, colesterol diminuído.

As pessoas prediabéticas não podem consumir maca peruana, devem ter cuidado. Também devem ter cuidado das pessoas com problemas de tireoide. Por influência de uma questão alimentar não se dá a devida importância para o consumo da maca. Hoje em dia, o consumo nas regiões onde ocorre a planta é de 20 gramas por dia por pessoa.

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Os chineses estão importando grandes quantidades devido a seus efeitos biológicos. O interesse dos chineses tem crescido exponencialmente. Em 2014, as exportações para a China cresceu em um milhão e meio de dólares. Isto porque na Ásia não conseguem um produto com os mesmos benefícios nutricionais, já que perdem seus benefícios devido aos efeitos ambientais.

De acordo com a cor, os benefícios da maca peruana variam; por exemplo, a maca negra tem benefícios para a memória, o estresse e as doenças neuro-degenerativas, é boa para o aparelho cardiovascular.

De acordo com os estudos realizados por diversas universidades, a maca amarela é reconhecida por seus efeitos físicos, portanto, pode aumentar a atividade física.

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